quinta-feira, 19 de junho de 2014

ROCHA - KIMBERLITO

Kimberlito é vulgarmente conhecido como a rocha que contêm diamantes. Na realidade, não é um tipo específico de rocha, mas sim um grupo complexo de rochas ricas em voláteis (dominante CO2), potássicas, ultramaficas híbridas com uma matriz fina e macrocristais de olivina e outros minerais como: ilmenita, granada, diopsidio, flogopita, enstatita, cromita.
O clã dos kimberlitos são divididos em dois grupos
Grupo I: Tipicamente ricos em CO2 e empobrecidos em potássio em relação aos do grupo II. Corresponde à rocha original encontrada em Kimberley, na África do Sul.
Grupo II: Tipicamente ricos em água, apresentam matriz rica em micas e também calcita, diopsídio e apatita, e correspondem ao kimberlitos lamprofíricos ou micáceos.
Os kimberlitos são formados pela fusão parcial do manto a profundidades maiores que 150 km. O magma kimberlítico durante sua ascensão do manto para a crosta, comumente, transporta fragmentos de rochas e minerais - também conhecidos como xenólitos e xenocristais (entre eles o diamante). O kimberlito pode trazer diamante até a superfície desde que tenha passado por regiões no manto/crosta que fossem ricas neste mineral e que sua velocidade de ascensão seja rápida o suficiente para não desestabilizar a estrutura do diamante, que caso contrário se converteria em grafite (polimorfo estável do carbono na pressão ambiente). Ressalta-se, portanto, que o magma que forma o kimberlito não é o produtor de diamante, apenas um meio de transporte.








domingo, 15 de junho de 2014

MINERAL - GRAFITE

Grafite ou grafita é um mineral, um dos alótropos do carbono. Ao contrário do diamante, a grafite é um condutor elétrico. Por isso possui aplicações em eletrônica, como em eletrodos e baterias. Devido ao seu alto ponto de fusão também possui aplicações como material refratário, como em cadinhos de fundição de aço. O grafite pode ser dissolvido em ácido clorossulfúrico

Também chamada chumbo negro ou plumbagina, a grafite tem múltiplas e importantes aplicações industriais, embora seja mais conhecida popularmente por sua utilização como mina do lápis.

A grafite corresponde a uma das quatro formas alotrópicas do carbono. As outras são o diamante, o fulereno e o grafeno.

Cristaliza-se no sistema hexagonal regular com simetria rômbica. Em geral, seus cristais são tubulares, de contorno hexagonal e plano basal bem desenvolvido. A grafita apresenta-se, habitualmente, sob a forma de massas laminadas ou escamosas, radiadas ou granulosas.


terça-feira, 10 de junho de 2014

MINERAL - PEDRA-POME

Pedra-pome é uma rocha vulcânica de muito baixa densidade,É formada quando gases e lava formam um colóide que por arrefecimento solidifica sob a forma de uma rocha esponjosa , a rocha-pomes é o menos denso de todos os piroclastos, sendo comum ter densidade inferior à da água, o que a transforma numa rocha que flutua. Nos Açores, onde estes materiais são extremamente comuns, são em geral designados por bagacina.


Formação

A pedra pomes forma-se durante eventos vulcânicos explosivos quando lava líquida muito rica em gases é projectada na atmosfera, formando pedaços de espuma constituídos por material lávico recheado por bolhas de gás que aumentam rapidamente de volume com a redução da pressão aquando da saída da lava para a atmosfera. Estas bolhas são mantidas na rocha formada, como que congeladas pelo rápido arrefecimento da lava, transformando cada fragmento num clasto repleto de milhões de bolhas de dimensão variável, a maior parte das quais sub-microscópica.

Qualquer tipo de rocha ígnea — andesito, basalto, dacito ou riólito — pode dar origem a pomes desde que a erupção seja suficientemente explosiva para projectar os materiais e a lava seja rica em gás. Quando a quantidade de gases é muito grande, o que normalmente implica grande explosividade, forma-se um pó fino muito leve, denominado pumicite, que sob a forma de cinzas é facilmente transportado pela atmosfera sendo por vezes depositado a milhares de quilómetros do centro eruptivo.

Por não ter estrutura cristalina, a pomes é considerada como um vidro vulcânico, a par da obsidiana. A sua cor e densidade variam com as características de composição da lava, a sua riqueza em gás e a velocidade de projecção na atmosfera. A cor das pomes, dependendo do material e das condições de emissão da lava, vai desde o branco ao negro azulado, passando pelo avermelhado e pelo amarelo vivo.

ROCHA - QUARTZITO

O quartzito é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo (mais de 75% como ordem de grandeza).

Um quartzito pode ter como protólito arenitos quartzosos porém (origem mais comum), tufos e riolitos silicosos e chert silicoso. Bolsões (pods) ou veios de quartzo, normalmente produtos de segregação metamórfica, são muitas vezes retrabalhados por cataclase e metamorfismo dando origem a quartzitos semelhantes aos de origem sedimentar.

Seu principal mineral é o Quartzo. Outros constituintes são moscovita, biotita, sericita, turmalina, dumortierita.


Composição química

Siliciosa. magnésio (90%)

domingo, 8 de junho de 2014

ROCHA - CONGLOMERADO

Rocha de origem sedimentar formada por clastos e fragmentos arredondados de rochas preexistentes, na maioria, de tamanho superior a um grão de areia (acima de 2 mm na classificação de Wentworth), unidos por um cimento de material calcário, óxido de ferro, sílica ou argila endurecida.

São ótimos marcadores da energia do depósito sedimentar aonde foram formados, pois o tamanho e arredondamento dos clastos variam conforme a energia. Servem de diagnóstico de mudanças bruscas na energia dos ambientes.

MINERAL - ONIX

Ónix é um tipo de calcedônia, uma variedade de quartzo. Tem cores distribuídas em faixas retas e paralelas e a preta é a mais apreciada. Mas, pode ter qualquer cor, exceto vermelha alaranjada e marrom. É muito usado para confecção de camafeus. A cor preta da maioria do ônix encontrado hoje no comércio é obtida por tingimento.

Não se deve confundi-lo com o mármore-ônix, ao qual se assemelha. Este é uma variedade de travertino com cores distribuídas em faixas.

O ônix é uma gema relativamente barata.

O Ônix era uma das mais importantes pedras de adorno e de uso terapêutico na Antiguidade. Vários povos o tinham a pedra como amuleto forte e poderoso. Os romanos consideravam-no pedra de proteção. Os gregos acreditavam em poderes que a pedra tinha sobre o parceiro amoroso. O ônix está entre os amuletos mais utilizados pelos indianos contra magia negra e bruxaria.

Composição química - SiO2 - Dióxido de silício
Dureza (Escala de Mohs) - 7
Gravidade específica - 2.65 - 2.66
Índice de refração (R.I.) - 1.543 - 1.552 a 1.545 - 1.554

sábado, 7 de junho de 2014

MINERAL - MONAZITA

O mineral monazita é um fosfato castanho-avermelhado conténdo metais, terras raras e uma fonte importante de tório, lantânio e cério. Ocorre, geralmente, na forma de pequenos cristais isolados. Existem quatro tipos diferentes de monazita dependendo da composição relativa dos elementos no mineral:

  • monazita-Ce (Ce, La, Nd, Th, Y)PO4
  • monazita-La (La, Ce, Nd)PO4
  • monazita-Nd (Nd, La, Ce)PO4
  • monazita-Sm (Sm, Gd, Ce, Th)PO4

Os elementos nos parênteses estão listados na ordem em que estão na proporção relativa no mineral, de modo que o La é o mais comum mineral (monazita-La), e assim por diante. A sílica, SiO2, e o urânio estão, na composição, em quantidades muito reduzidas.

A monazita é um minério importante de tório, lantânio, e cério. É frequentemente encontrado em "depósitos placer" (aluviais, ver argila), e em territórios que geologicamente já foram praias (paleopraias). Os depósitos na Índia são particularmente ricos em monazita. O mineral apresenta uma dureza de 5,0 – 5,5, e uma densidade entre 4.6 a 5.7 g/cm³, apresentando também certo magnetismo, que é usado na sua purificação. Também é minerada no Brasil, em minas como em São Francisco de Itabapoana

Devido a presença do tório na composição, a monazita pode ser considerada altamente radiotiva. Se for armazenado, deve ser resguardado de outros minerais que podem ser alterados pela radiação.

O nome "monazita" é derivado do grego "mona`zein" ( estar solitário ), em alusão aos seus cristais isolados.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

MINERAL - AMETISTA

A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento.

A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.

A cor da ametista é atualmente atribuída à presença de ferro bivalente (Fe2+), mas ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento ou radiação ultravioleta.

Estudos recentes mostraram que a coloração da ametista é devida a impurezas férricas. Estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração. Quando exposta ao calor (cerca de 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela, sendo comercializada como "ametista queimada". A transformação da cor é devida à oxidação, isto é, à transformação de Fe2+ em Fe3+. Veios de ametista expostos ao ar livre perdem facilmente a sua cor.


Ocorrência

A ametista é um mineral amplamente distribuído, mas espécimes bonitos, adequados para uso como pedra preciosa, estão confinados a comparativamente poucos locais. Tais cristais ocorrem tanto em cavidades alongadas (veios) em rochas ígneas, geralmente basaltos, como revestindo internamente (geodos) de ágata.

As jazidas mais importantes estão no Brasil nas cidades de Caetité na Bahia, Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas Gerais e principalmente Ametista do Sul no Rio Grande do Sul). Neste município, não são raros geodos com mais de 2 metros de altura.

Muitas das ágatas ocas do Brasil e do Uruguai contêm um punhado de cristais de ametista no seu interior. Muitas belas ametistas vêm da Rússia, especialmente de perto de Mursinka no distrito de Ekaterinburg, onde ela ocorre em cavidades existentes em rochas ígneas. Muitas localidades na Índia têm ametista e ela também é encontrada no Sri Lanka, principalmente como seixos rolados.

terça-feira, 3 de junho de 2014

INCLUSÃO (MINERALOGIA)

Quartzo com inclusões de pirolusita (óxido de manganês)
Em mineralogia, uma inclusão é um material que se fixou dentro de um mineral durante a sua formação.
De acordo com a lei de Hutton, inclusões são fragmentos mais antigos que a rocha em si.
Inclusões são geralmente outras rochas, mas podem ser formadas de água, gás ou petróleo. Inclusões de líquidos ou gases são chamadas de inclusões fluidas. No âmbar, é possível encontrar inclusões de insetos e plantas.

MINERAL - GALENA

Galena e Pirita.
Galena é um mineral composto de sulfeto de chumbo(II), e o mais importante dos minérios do chumbo e praticamente o único. Cristaliza no sistema cúbico, quase sempre em octaedros. Tem cor de chumbo, com um brilho metálico intenso e densidade 7,5. É geralmente encontrada em companhia de quartzo, esfalerita e fluorita. Serve para extração também de prata, pois geralmente contém este metal. Fórmula química: PbS.
A galena é um semicondutor e foi utilizado na confecção de diodos detectores antes da popularização do uso de dispositívos de germânio ou silício. É bastante conhecida entre os aficionados em eletrônica por propiciar a confecção de um rudimentar receptor de rádio que não utiliza qualquer tipo de fonte de energia externa para funcionar, o rádio de galena.


MINERAL - VANADINITA

Vanadinita é um mineral de fórmula Pb5(VO4)3Cl, clorovanadato de chumbo Faz parte de uma série com dois outros minerais: piromorfita (Pb5(PO4 3Cl) e mimetita (Pb5(AsO4)3Cl).

Tem cristais hexagonais, geralmente prismático. É frágil e tem uma fratura desigual. A dureza na escala de Mohs é de 2.75-3 e sua densidade relativa é de 6.7-7.2. Tem um brilho vítreo a resinoso, de coloração amarela, castanha amarelada, castanha avermelhada ou vermelho. É translúcido ou opaco.

A vanadita não é um mineral comum, ocorre como um produto de alteração em jazidas de chumbo. É encontrado nos Montes Urais (Rússia), Áustria, Espanha, Escócia, Marrocos, Argentina, México e nos Estados Unidos (Arizona, Novo México e Dakota do Sul). É usado como fonte de obtenção do vanádio e, em menor extensão, para a obtenção do chumbo.

Este mineral foi descrito primeiramente como um cromato quando descoberto no México em 1801, por Andrés Manuel del Río, pois o vanádio só seria descoberto em 1830.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

MINERAL - APATITA

A apatita (apatite, em Portugal) é um mineral do grupo dos fosfatos, com as seguintes variantes: hidroxiapatita, fluorapatita, e clorapatita, assim nomeados por causa de altas concentrações de íons Hidróxido(OH-), Fluoreto(F-), e Cloreto(Cl-), respectivamente, em sua estrutura cristalina. Sua fórmula geral (que apenas explicita a sua composição essencial) é Ca3(PO4)2(OH, F, Cl). Fosforita é o nome dado à apatita impura.

O seu cristal é o 5.º termo da escala de Mohs, com uma dureza semelhante à do vidro. Está presente em rochas ígneas, como carbonatitos, granitos, sienitos, sienitos nefelínicos, dioritos, pegmatitos (de onde provêm os cristais de maior tamanho), em lava, etc. Aparece também em rochas metamórficas como o gnaisse, micaxisto, calcário cristalino, etc. Aparece também como resíduo em alguns filões metalíferos de alta temperatura (cassiterita, volframite, etc.).

domingo, 1 de junho de 2014

MINERAL -ESMERALDA

Esmeralda é uma variedade do mineral berilo (Be3Al2(SiO3)6), a mais nobre delas. Outras variedades de berilo são a água-marinha, a morganita, o heliodoro, a goshenita e a bixbyíta. Sua cor verde é devida à presença de quantidades mínimas de crômio e às vezes vanádio. É altamente apreciada como gema e o preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo, perdendo algum desse valor frequentemente devido às inclusões que ocorrem em todas as esmeraldas, Elas, porém, são úteis pois ajudam a identificar a gema e podem indicar sua procedência. Tem dureza de 7.5 - 8.0 na Escala de Mohs, no entanto esta dureza pode ser bastante reduzida dependendo do número e tamanho das inclusões.

As principais jazidas de esmeraldas são colombianas, mas pode ser encontrada também no Brasil na Serra da Carnaíba - Bahia,Campos Verdes - goias, Rússia e no Zimbábue. É transparente e opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes. A etimologia da palavra "esmeralda" pode provir de duas origens:


  • do grego "smaragdos"
  • do hindu antigo, de significado "pedra verde"

A esmeralda é extremamente sensível a pancadas fortes, riscos e mudanças de temperatura repentinas.


Referência
  • Emerald & Other Beryls, John Sinkankas, Geoscience Press, 1994, hardcover textbook, ISBN 0-8019-7114-4
  • MINERAL - QUARTZO FUMADO

    Quartzo fumado (no Brasil, quartzo fumé ou quartzo enfumaçado) é uma variedade de quartzo de cor castanho claro a negro. Estas cores devem-se a radiações emitidas por minerais radioactivos ou ainda à presença de matéria orgânica. Quando aquecido pode converter-se em citrino. Na Antiguidade, julgou-se que esta variedade de quartzo continha fumaça no seu interior daí o seu nome.

    Durante séculos foi uma das pedras preciosas mais talhadas e procuradas, mas hoje em dia é uma gema modesta.

    O maior produtor mundial desta gema é a Suíça, destacando-se também Brasil, Madagascar, Rússia, Escócia e Ucrânia.