sábado, 27 de setembro de 2014

CRÓMIO HEXAVALENTE

Crómio hexavalente (crómio (VI), Cr (VI)) refere-se a compostos químicos que contêm o elemento de crómio no 6 estado de oxidação . Praticamente todo o minério de cromo é processado através de cromo hexavalente, especificamente o sal dicromato de sódio . Cerca de 136 mil toneladas (£ 300.000.000) de cromo hexavalente foram produzidos em 1985. Outros compostos de crómio hexavalente são trióxido de crómio e vários sais de cromato e dicromato . O cromo hexavalente é usado em corantes têxteis, preservação da madeira, e como anti-corrosão e revestimentos de conversão e uma variedade de nicho usa. Compostos de crómio hexavalente existir em várias formas. Usos industriais de compostos de crómio hexavalente incluem pigmentos de cromato de corantes, tintas, tintas e plásticos; cromados adicionados como agentes anticorrosivos para tintas, primers e outros revestimentos de superfície; e ácido crómico electrodepositado sobre as peças de metal para proporcionar um revestimento decorativo ou de protecção.

O cromo hexavalente pode ser formado quando se realiza "trabalho a quente", como a soldagem de aço inoxidável ou fusão de cromo metal. Nestas situações, o cromo hexavalente não é originalmente, mas as altas temperaturas envolvidas no processo o resultado da oxidação que converte o cromo hexavalente a um estado.

Inalado cromo hexavalente é reconhecido como um ser humano cancerígeno. Trabalhadores em muitas ocupações são expostos a cromo hexavalente. Exposição problemática é conhecida a ocorrência entre os trabalhadores que lidam com produtos contendo cromato e aqueles que soldar, lixar, soldar ou aço inoxidável.

Compostos de crómio hexavalente são genotóxicos cancerígenos . Inalação crônica de compostos de crómio hexavalente aumenta o risco de câncer de pulmão . (Os pulmões são os mais vulneráveis, seguido pelos finos capilares em rins e intestinos ). Compostos solúveis, como o ácido crômico , são agentes cancerígenos muito mais fracos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário