sábado, 20 de setembro de 2014

MINERAL - PIROMORFITA

Piromorfita é uma espécie mineral composta de clorofosfato de chumbo: Pb5(PO4)3Cl, ocorrendo às vezes em quantidades suficientes para ser extraído como minério de chumbo. Cristais comuns com a forma de um prisma hexagonal com plano basal, combinando às vezes com as faces estreitas de uma pirâmide hexagonal.

Cristais com a forma de barril são frequentes; também pode ter hábito globular ou reiniforme. Faz parte de uma série com dois outros minerais: mimetita (Pb5(AsO43Cl)) e vanadinita (Pb5(VO4)3Cl); muito semelhante com a mimetita só podendo ser diferenciados por testes químicos.

Variedades ricas em cálcio devido a substituição do chumbo possuem densidade menor (5.9 - 6.5) e ligeiras alterações de cor.

A cor do mineral geralmente é verde, amarelo ou marrom, com brilho resinoso. A dureza é 3, e a densidade relativa de 6.5 - 7.1. A piromorfita e a mimetita são isomorfos devido a substituição gradativa do fósforo pelo arsênio, podendo produzir todas as gradações entre os dois minerais. O mesmo ocorre com o vanádio na vanadinita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário