sábado, 4 de outubro de 2014

MINERAL - CARNOTITA

Carnotita é um mineral de vanadato de potássio e urânio hidratado , cuja formula química é: K2( UO2 )2( VO4 )2·3H2O, podendo conter pequenas quantidades de cálcio, bário, magnésio, ferro e sódio. O índice de água pode variar.

A carnotita é um mineral brilhante, amarelo esverdeado , que ocorre tipicamente como crostas e escamas em arenitos. Quantidades pequenas como 1% tornarão um arenito amarelo brilhante. O índice elevado de urânio faz da carnotita um minério de urânio importante e também radioativo.

É um mineral secundário de vanádio e urânio geralmente encontrado em rochas sedimentares de climas áridos. É um minério importante de urânio encontrado em arenitos e seixos petrificados.

Existem diversas variedades do mineral, incluindo margaritasita (( Cs,K,H3O)2( UO2 )( VO4 )2•H2O ) e tyuyamunita,(Ca(UO2)2(VO4)2•5-8H2O).


Um comentário:

  1. Olá, faz um mês atrás que achei um mineral amarelo, como nunca tinha visto um, decidi procurar sobre, e acabei parando aqui. O mineral Carnotita é muito parecido com o que encontrei, porém acabei lendo que não é encontrada no Brasil.

    ResponderExcluir