quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Que São Zeólitos

Os zeólitos, zeólitas ou zeolites constituem um grupo numeroso de minerais que possuem uma estrutura porosa.

Os zeólitos naturais formam-se em locais onde rochas vulcânicas e cinza vulcânica reagem com água alcalina; também ocorrem em ambientes pós-deposicionais em que cristalizaram ao longo de milhares ou mesmo milhões de anos em bacias marinhas pouco profundas. Os zeólitos de ocorrência natural muito raramente são puros, sendo contaminados em grau variável por outros minerais, metais, quartzo ou outros zeólitos. Por esta razão, os zeólitos de ocorrência natural são excluídos de muitas das suas aplicações comerciais em que a pureza e uniformidade são essenciais. Seus cristais geralmente são pequenos, mas bem formados, razão de serem muito apreciados por colecionadores. São bem conhecidos aqueles procedentes da Índia e do sul do Brasil.

Especimes de Zeólitos


Analcima, pedreira Incopel, Ivoti, Rio Grande do Sul, Brasil, 7x6 cm, Museu Luiz Englert (UFRGS)

A analcima é um mineral de fórmula química Na (AlSi 2 O 6) · H2O Ele pertence à classe silicatos , subclasse tectosilicates . Suas características únicas cristalográficas torná-lo um mineral de interesse científico especial. Por outro lado, os cristais espetaculares são altamente valorizados no mundo da coleta.

A analcima pertence ao grupo dos zeólitos , uma grande família de minerais hidratados, entre os quais estão incluídos estilbita a heulandite ou natrolite . Todos os zeólitos têm uma estrutura cristalina com base no tetraedro de óxido de silício . Esta estrutura proporciona um arranjo espacial original dos átomos na estrutura de cristal, em que os espaços livres aberto e comunica para fora através de uma estadia poros através dos quais várias substâncias podem penetrar ou elementos.



Stellerite, pedreira Ribas, Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, 3x1.5 cm, Museu Luiz Englert (UFRGS)

Stellerite tem uma fórmula geral de Ca [ Al 2 Si 7 S 18] · 7 H 2 O.

Stellerite faz parte do sistema cristalino ortorrômbico que significa que tem três eixos de comprimento desigual que se cruzam em ângulos de 90 °. Sua classe de cristal é rômbico-dipyramidal que significa que tem três duas vezes eixos de rotação perpendiculares com planos de espelhos perpendiculares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário