terça-feira, 19 de julho de 2016

MINERAL - ROSELITE

Roselite é um mineral da classe de minerais de fosfato, e dentro deste pertence ao chamado "grupo Roselite". Ele foi descoberto em 1824 em uma mina no distrito de Mittlerer Erzgebirgskreis do Erzgebirge, no estado da Saxônia (Alemanha), sendo nomeado em honra de Gustav Rose, um mineralogista alemão. É um arseniato de cálcio hidratado e cobalto. Todos os minerais do grupo da Roselite são arseniatos monoclínicos ou sulfatos.Isoestrutural com brandtita (Ca 2 Mn 2+ (ASO 4) 2 · 2H 2 O). É um mineral de ocorrência rara, forma se como secundário nos depósitos de cobalto, é um mineral de alteração hidrotermal.


sexta-feira, 15 de julho de 2016

MINERAL - VOLBORTHITA

Volborthita é um mineral vanadato , por conseguinte pertence a classe dos minerais de fosfatos. Foi descoberto em 1837 perto de Perm , no Distrito Federal Volga ( Rússia ),nomeado em homenagem a Alexander von Volborth, paleontólogo russo. É um hidróxido de cobre hidratado e vanadato. Visualmente muito semelhante ao vesignieíta. Parece mineral secundário, como raro na zona de oxidação de depósitos minerais hidrotermais de minerais de vanádio. Geralmente é encontrada associada com outros minerais, como brochantita, malaquita, atacamita, tangeíta, crisocola, barita ou gesso.

Propiedades físicas
Cor Verde-oliva, verde-amarelo
Listra Verde brillante
Brilho Vítreo gordura
Transparencia Translúcido
Sistema cristalino Monoclínico, prismático
Hábito do Cristal Cristal pseudohexagonal em escamas e fibras de agregados em roseta
Dureza 3,5 (Mohs)
Densidade 3,5 - 3,8
Pleocroísmo Fraco
Solubilidade Solúvel no ácido


quinta-feira, 7 de julho de 2016

MINERAL - VANURALITE

Vanuralite é um mineral de urânio com fórmula química: Al (UO2) 2 (VO4) 2 (OH) · 11 (H2O). Tem forma de cristais amarelos e uma dureza de Mohs de 2.



sábado, 2 de julho de 2016

MINERAL - RUBI

Rubi é uma pedra preciosa vermelha, uma variedade do mineral corindon (óxido de alumínio) cuja cor é causada principalmente pela presença de crômio.

O rubi é uma pedra preciosa tambem gira que vai de tons de vermelho a tons de cor de rosa. O rubi é minerado na África, Ásia e na Austrália. Eles são mais comuns em Myanmar, no Sri Lanka e na Tailândia, porém também são encontrados em Montana e na Carolina do Sul nos Estados Unidos. Algumas vezes ocorrem juntamente com espinelios nas mesmas formações geológicas ocorrendo confusão entre as duas espécies: no entanto, bons exemplares de espinelios vermelhos têm um valor próximo do rubi.

O rubi tem dureza 9 na escala de Mohs, e entre as gemas naturais somente é ultrapassado pelo diamante em termos de dureza. As variedades de corindon não vermelhas são conhecidas como safiras.