quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Mineral - Tsumcorite


Tsumeb Mine (Tsumcorp Mine), Tsumeb, Otjikoto (Oshikoto) Region, Namibia.

Tsumcorite é um raro mineral, arseniato de chumbo hidratado que foi descoberto em 1971 e Relatado por Geier, Kautz e Muller. Foi nomeado sócio depois que a mina Tsumeb Corporation em Tsumeb na Namíbia, em reconhecimento do apoio da Corporação para a investigação mineralógica da jazida em TIC Mineral Research Laboratory. Tsumcorite pertence à classe de cristal monoclínico 2 / m, Isso significa que o agrupamento: tem um eixo Duplo de simetria ao longo do eixo b e um plano espelho perpendicular a esta, Contendo o avião nos eixos A e C. Os eixos A e C são inclinados a outro em ângulo β = 115,3 °. Os parâmetros da célula unitária são um a = 9,124 para 9,131 Å, b = 6.326 Å para 6,329 A e C = 7,577 Å para 7.583 Å. Existem duas unidades de fórmula por célula unitária (Z = 2), e o grupo de espaço é C2 / m, Significado celular que é um C-face centrada estrutura, com malha ponto no centro do lado C, bem como nos cantos da célula. A estrutura está relacionada com a estrutura do grupo brackebushite.


domingo, 5 de março de 2017

Mineral - Hidrozincite


Mehdi Abad Mine, Bafq, Yazd Province, Iran

Hidrozincite, também conhecido como flor de zinco, é um mineral de carbonato branco composto por Zn5 (CO3) 2 (OH) 6. Geralmente é encontrado na forma maciça, em vez de cristalina. Ocorre como um produto de oxidação de minérios de zinco e como incrustações pós-mina. Ocorre associado com smithsonite, hemimorphite, willemite, cerussite, aurichalcite, calcite e limonite. Foi descrita primeiramente em 1853 para uma ocorrência em Bad Bleiberg, Carinthia, Áustria e nomeada para seu índice químico. A cor varia do branco a cinzento, cor-de-rosa pálido manchado, ou amarelo pálido ou marrom; Incolor na luz transmitida. Hábito de cristal, Cristais de lâmina ou lâmina incomuns, em agregados fibrosos, estalácticos, reniformes, pisolíticos; Também terraco, gredoso, maciço. Fractura Irregular / desigual, Tenacidade Muito frágil, Dureza da escala de Mohs 2 - 2½.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Mineral - Warikahnite





Warikahnite é um mineral de arseniato de zinco raro do sistema de cristal triclínico com notação de Hermann-Mauguin, Pertencente ao grupo espacial P1. Ocorre na mina de Tsumeb, na Namíbia, em tennantite corroído na segunda zona de oxidação sob condições hidrotérmicas num depósito de minério polimetálico hospedado em dolomita. É associado com adamite, stranskiite, koritnigite, claudetite, tsumcorite, e ludlockite. A origem da descoberta foi uma formação de minério de dolostona dentro de uma zona hidrotermal oxidada, no pilar E9, 31º nível da mina Tsumeb na Namíbia, sudoeste da África. Foi também encontrado em Lavrion, Grécia e Plaka, Grécia como agulhas brancas microscópicas

Warikahnite foi descoberto por Clive Quiet na mina Tsumeb e foi descrito pela primeira vez em 1979 por Keller, Hess e Dunn. O nome "warikahnite" homenageia Walter Richard Kahn, que nasceu em 1911. Ele era de Bad Bayersoien, na Alemanha, e era negociante e colecionador especializado em minerais de Tsumeb. Ele foi homenageado devido ao seu apoio à pesquisa em raros minerais secundários. O material do tipo está localizado na Universidade de Stuttgart, na Smithsonian Institution e na Universidade de Harvard. As únicas localidades conhecidas de Warikahnite até à data são a Mina Tsumeb na Namíbia, África do Sudoeste; E Plaka e Lavrion, na Grécia. A primeira descoberta deste tipo de espécime na mina foi encontrada com koritnigite branca, stranskiite azul, adamita cúprida esverdeada a verde-esmeralda, cristais de helmutwinklerite e cristais brancos corroídos de claudetite, ludlockite, tsumcorite e lavendulan; Enquanto a segunda aquisição só estava ligada ao quartzo.

Warikahnite tem a fórmula química Zn3(AsO4)2•2H2O. Junto com íons de arsenato (AsO4) 3-, o espectro de infravermelho revelou H20. Estas moléculas de água presentes na amostra de warikahnite foram determinadas por análise termogravimétrica e perdidas a 365 ° C. Tanto o H20 quanto o (AsO4) 3 dissolveram-se prontamente quando foram adicionados ao espécime ácido clorídrico quente (HCL) ou ácido nítrico (HNO3).


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Mineral - Susannite


Susannite. Frongoch Mine, mid-Wales.

Susannite é um carbonato mineral hidróxido de sulfato de chumbo. Tem a fórmula Pb4SO4 (CO3) 2 (OH) 2. Susannite é a fase de temperatura mais elevada das duas formas e acima de 80 ° C Quando os fluidos oxidam os depósitos de minério de chumbo. Susannite cristaliza no sistema trigonal. É bastante macio, com uma dureza de Mohs de 2,5 a 3,0 e tem relativamente alta gravidade específica de 6,57. Foi descoberto em 1827 na Susannah Mine, Leadhills no condado de Lanark, Escócia. Além do tipo de localidade na Escócia, ele tem beens aussi Relatados de vários locais na Alemanha, the Tiger Mine em Pinal County, Arizona, Iporanga, Sao Paulo, Brazil, e a Tsumeb mine da Namibia.